sábado, 13 de março de 2021

Casos de Covid-19 explodem em Santana Dos Montes

 
 
A preocupação dos cidadãos que estão empenhados em cumprir os protocolos de combate a Covid-19 e  todos profissionais ligados a área da saúde aqui em Santana Dos Montes veem de forma preocupante  seus receios se materializando dado os números do último boletim divulgado agora a pouco. No comparativo do boletim da semana passada havia  um aumento de 36% de casos de covid em nossa cidade o que indicava explícito crescimento da curva de contaminação no município. Não bastasse esse crescimento  tão acentuado, no mesmo dia a secretaria de saúde de Conselheiro Lafaiete divulgou colapso no sistema hospitalar por falta de leitos de UTI para Covid-19, da semana passada para cá Conselheiro Lafaiete não conseguiu abrir mais leitos de UTI e na nossa macro região que é a centro sul as noticias não são alentadoras, pois as cidades que possuem leitos de UTI estão uma uma anunciando o esgotamento dos seus leitos exclusivos para pacientes de Covid-19. Conselheiro Lafaiete e região devem ser inseridos na Onda Roxa a qualquer momento, a mais restritiva na fase de combate a pandemia.
 
Análise dos números
Já tenho noticiado a pandemia do Coronavírus aqui na cidade muito antes de termos registrado o primeiro caso que foi no dia dois de agosto de 2020.  Ano passado como não havia variantes do coronavírus circulando pelo país a equipe médica chefiada pela Dra Kalilla estava obtendo um grande sucesso em barrar a pandemia na cidade mesmo com poucos recursos, porém agora a realidade é outra, o grande espalhador de novas variantes do coronavírus no Brasil desta vez foi o próprio governo federal que através do Ministério da Saúde transportou pacientes de Manaus com a nova variante do Coronavírus para todo o país sem tomar os devidos cuidados e o resultado está aí. Essa crítica não é minha, é de especialistas da área médica e infectológica que criticaram fortemente o Ministério da Saúde por não adotar protocolos de contenção da variante amazonense do coronavírus. Nesta edição eu não trouxe os números do último boletim de fevereiro onde o número de contaminados girava na casa dos 25. Deste boletim que não está no relatório que eu fiz para o que aparece ouve um aumento de casos da ordem de 36%, já neste boletim divulgado a diferença de casos gerou um aumento de 35,29%; logo então se somarmos essas porcentagens pegando como base o dia 26 de fevereiro já temos uma explosão de mais de 70% de casos num curto período. Isso é alarmante e os números não podem ser ignorados uma vez que eles mostram uma realidade bem mais sombria do que a que podemos enxergar analisando simples quantitativos. Se essa curva se manter subindo no patamar em que ela está, combinado ao colapso que enfrentamos pela falta de leitos de UTI e infra estrutura eu me reservo ao direito de não descrever o quadro de terror e sofrimento que podemos enfrentar, e para piorar ao terminar esse editorial recebi a noticia do surgimento de outra variante do coronavírus, que surgiu no Rio De Janeiro. Você que me lê entenda uma coisa: Nossos governos (estadual e federal) não estão fazendo tudo que podem para combater a pandemia, existe muito jogo de cena e muita sacanagem no lugar de ações concretas para conter a pandemia no território brasileiro. Não seja bobo, não seja ingênuo, use máscara, distancie-se, higienize as mãos e acima de tudo, alimente-se bem, durma bem tome sol e fortaleça seu sistema imunológico, as vacinas estão chegando a conta gotas mas também estão sendo relatados problemas de vacinação mundo afora e na medida que surgem novas variantes do coronavírus é preciso ver se as mesmas serão eficazes. Não brinque de roleta russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O brasileiro não aceita mais

  Anteontem e ontem a internet brasileira foi sacudida por um vídeo que tinha tudo para ser uma superprodução hollywoodiana, mas não foi e ...