Comissão debate incentivos à agricultura familiar e Cúpula dos Sistemas Alimentares
Enquanto aqui em Santana Dos Montes a agricultura familiar que é programa de estado permanece até o momento sem nenhuma política clara e um rumo que defina seus caminhos em conjunto com as políticas de segurança alimentar A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
promoveu, nesta quarta-feira (12), uma audiência pública para discutir
incentivos à agricultura familiar e a Cúpula dos Sistemas Alimentares.
A Cúpula de Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro deste ano, busca reunir as melhores evidências, ideias e experiências para transformar a maneira que o mundo produz, consome e descarta alimentos.
"É importante conhecer e iniciar os diálogos para a Cúpula de Sistemas Alimentares, que visa alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, a serem alcançados até 2030", afirma o deputado Padre João (PT-MG), um dos requerentes do debate.
Já o deputado Carlos Veras (PT-SE), que é presidente da comissão, propôs a discussão sobre o respeito às políticas públicas de incentivo à produção, comercialização e acesso aos alimentos.
"Recente pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional demonstra que 116,8 milhões de brasileiros viveram com algum grau de insegurança alimentar em 2020. Entre esses, 43 milhões de pessoas não tinham alimentos em quantidade suficientes e 19 milhões enfrentavam a fome diariamente", informa o parlamentar.
O deputado lembra que a Emenda Constitucional 64 estabeleceu a alimentação como direito social. "Com essa alteração constitucional a soberania e segurança alimentar são deveres do Estado, não mais política de um governo", destaca Veras.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Texto em itálico é de autoria dessa redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário