quarta-feira, 31 de março de 2021

O Recado Dos Números Da Covid-19 em Santana Dos Montes

 

Na última sexta feira a secretaria municipal de saúde de Santana Dos Montes emitiu o último boletim de dados da pandemia do coronavírus na cidade, neste editorial quero fazer uma abordagem dos números e aqui no blog mostrar as taxas e curvas de crescimento dos principais dados fornecidos pela secretaria de saúde. A Grande verdade é que muitas vezes olhamos para esses números com certa tranquilidade, o que por si só é uma atitude perigosa visto que números absolutos podem esconder uma realidade inquietante no que tange o progresso da pandemia em nosso município. A realidade nos recomenda fortemente a não ter tranquilidade em momento nenhum, visto que estamos enfrentando um vírus atípico, que muta mais do que outros vírus conhecidos e tem a incômoda capacidade de emitir sinais de contaminação que se confundem com gripes e resfriados que todos sabem não ser um sinal de alerta em um primeiro momento. Em tempos anormais pois eu odeio esse termo novo normal, que parece mais ser uma linguagem subliminar que nos conduz ao entreguismo e a conformidade com a derrota ante a essa pandemia uma coisa é importante; saber ler o que os números nos falam nesses tempos. É muito mais importante ir a fundo pois através de uma leitura mais profunda da pra se desenrolar uma linguagem preditiva, um recado que está sendo entregue a nós a nível subconsciente.

Tabela comentada

Fechamos a semana passada com um aumento de Notificações na casa dos 13%, o que comparativamente mente indica estabilidade e essa estabilidade indica um comportamento despreocupado dos santanenses dado o atual quadro. No quesito Casos Confirmados a preocupação aumenta porque o aumento foi de 32% num curto período de tempo, neste caso os números de casos confirmados corrobora a incômoda estabilidade de notificações. Outro dado preocupante mas aí talvez  seja pelo fato de o tempo da investigação demorar mais tempo é o baixo número de Casos Descartados no período, o números desse medidor giram em torno dos 5%. como eu disse talvez haja uma demora maior na investigação desses casos. Casos Recuperados, por outro lado o número de recuperações no período medido é alto o que permite que tenhamos algum fôlego no combate a pandemia, no comparativo deste último boletim a porcentagem de casos recuperados é de 92%, e no período de 14 dias chega a 100%, aproveitando o gancho quero explicar a metodologia que eu uso aqui, o dados do número de recuperados é calculado pelo número de casos confirmados do boletim anterior e subtraído dos casos recuperados do boletim atual.  Outro indicador que ficou mais de um ano sem dados era o indicador de Internados, e esse é o mais preocupante de todos os indicadores na atualidade dado ao quadro caótico em que o Brasil se encontra. A impressão que temos observados os noticiários é que o sistema de saúde público e privado em nosso país ruiu como um castelo de cartas. A imprensa infelizmente hoje se parece mais com uma grande agência de marketing, a noticia se tornou uma excelente ferramenta de vender anúncios e para se vender os melhores e mais caros anúncios, necessariamente não há a obrigação  de se manter a isenção e a imparcialidade da informação, características fundamentais que diferenciam o verdadeiro jornalismo das fofocas, ilações e fake news, porém os meios de comunicação vivem o auge do vale tudo; inclusive omitir fatos e ouvir só opiniões favoráveis a dos anunciantes pra vender melhor e mais rápido, tristemente essa pandemia não tem sido polarizada apenas pelo meio político que a tudo olha pensando nos benefícios próprios, mas indústrias farmacêuticas, meios de comunicações, associações ligadas ao meio médico e um exército de pessoas e instituições que podem neste momento estar querendo tirar o maior proveito possível da pandemia selecionando a informação que acham mais conveniente. Para ilustrar o quadro que vivemos hoje de desinformação institucionalizada deixo aqui uma charge que fala tudo o que eu disse aqui e muito mais.

a verdadeira guerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agosto começa com registros de casos de Covid-19 em Santana Dos Montes.

  Depois de um julho calmo onde os casos de covid-19 na cidade haviam se estabilizado a partir da primeira semana daquele mês o boletim info...