domingo, 4 de abril de 2021

Diário de Domingo


 

Um bom dia a você Santanense, mineiro brasileiro de e em qualquer parte do mundo. Este é o seu blog Diário de Santana que a partir de hoje traz as principais matérias que foram destaque aqui na nossa Santana Dos Montes, Minas Gerais e resto do mundo. Eu sou Flávio Pena e vamos às noticias que são destaque.

 Boletim Covid-19 Santana Dos Montes

Em Santana Dos Montes a covid-19 continua hoje sendo o maior pesadelo sanitário vivido no atual momento, com números preocupantes, os casos vão avançando furtivamente e uma parte da população parece pensar que o problema está restrito aos grandes centros e aqui ou não chegou ou não chegará tão cedo. A secretaria de saúde com base nos decretos municipal e estadual intensificou as blitz na cidade com o intuito de combater aglomerações e festas clandestinas e tem atuado intensamente junto à população em um trabalho de conscientização aos cidadãos mais resistentes as restrições, e já fez inclusive algumas autuações em blitz que estão sendo realizadas em horários e locais diversos da cidade dada a gravidade do momento que vivemos onde os hospitais de Conselheiro Lafaiete fecharam suas portas para atendimento para pacientes com covid de lá da própria cidade e das demais regiões que o município atende. Municípios que possuem infra estrutura de atendimento como Barbacena e Congonhas vivem igual pesadelo e neste momento a secretária de saúde de Santana Dos Montes tem lançado mão de todos os recursos que possui para evitar um pesadelo com a indisponibilidade de leitos e locais para encaminhar pacientes daqui que necessitem internação em leitos de UTI ou enfermaria para tratar a covid-19.
Óbitos 0
 Covid-19 (2)
 
 Como é sabido tem-se hoje no Brasil a circulação de pelo ao menos duas variantes do novo SARS-COV2 e infelizmente o número de vítimas tem se tornado um pesadelo impossível de se negar; uma das vidas ceifada pelo novo coronavírus recentemente foi o cantor e compositor Agnaldo Timóteo de 84 anos que faleceu dia 03 de abril sexta-feira. Sua partida além de encerrar uma carreira brilhante construída com muita luta, sacrifício, contratempos, polêmicas e muito sucesso deixa uma triste lição para nós que ficamos aqui na terceira dimensão lutando contra o caos e as intempéries desta vida; É preciso cuidar uns dos outros. Agnaldo Timóteo já havia recebido as duas doses da coronavac o que não foi suficiente para protegê-lo. A imprensa paga evita falar no assunto e quando fala vem com aquela balela de janela imunológica como foi o caso dele, porém outro caso praticamente abafado pela imprensa nacional é o caso de Juliana Pereira Silva que já havia tomado as duas doses da coronavac e foi infectada mais de quarenta dias após receber a segunda dose do imunizante. Juliana veio a óbito por falta de leito para tratamento da covid 19. Saiba mais sobre esse caso.
 
Mapa da Vacinação no Brasil
Enquanto isso no Brasil o plano Nacional de Imunização corre contra o tempo. Já são 24.526.163 milhões de brasileiros imunizados com pelo ao menos uma dose das vacinas coronavac ou da Oxford Astrazeneca. Minas Gerais tem até agora 7,6% de sua população imunizada. A despeito das críticas, quantitativamente o Brasil adquiriu um número expressivo de doses de vacinas e a tão criticada demora para inciar a imunização da população se pulverizou dado ao atual momento que vive o Plano Nacional de Imunização que já começa a produzir vacinas no território nacional, tanto da coronavac quanto da Astrazeneca. Mesmo que os críticos ainda estejam de plantão batendo na morosidade do governo do meu ponto de vista essas críticas tem tom mais político do que técnico, uma vez que em entrevista à CNN Brasil no começo do ano o ex ministro Teich afirmou categoricamente que naquela época não haviam vacinas para o mundo inteiro e que os países desenvolvidos haviam comprado antecipadamente quantidades de vacinas para imunizar suas populações por 2 ou 3 vezes, o que deixariam países como o Brasil sem ter o que comprar por um bom tempo. Houve também aquele entrevero diplomático do ministro das relações exteriores brasileiro com o governo chinês, a época eu anunciei no podcast que o governo chinês pedia a demissão do ministro, fato que ocorreu poucos meses depois e agora estamos vendo o que eu chamo de uma chuva de vacinas no país.
Por mais que haja críticas o Plano Nacional de Imunização foi sim e está sendo uma estratégia eficaz do governo Bolsonaro no combate a pandemia do coronavírus no Brasil, o que colocou o plano em risco por algumas vezes foi o excesso de ideologia de alguns ministros bolsonaristas e a própria conjuntura do quadro da pandemia no planeta, onde novas variantes surgem mundo afora podendo forçar a se mudar a estratégia de combate do coronavírus e suas novas variantes.   
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agosto começa com registros de casos de Covid-19 em Santana Dos Montes.

  Depois de um julho calmo onde os casos de covid-19 na cidade haviam se estabilizado a partir da primeira semana daquele mês o boletim info...