segunda-feira, 22 de março de 2021

Os números da covid-19 em Santana Dos Montes

No boletim da covid-19 da secretaria de saúde de Santana Dos Montes emitido na sexta-feira dia 19 de março os números ainda continuam em alta, e esta semana a alta foi da ordem de quase 9%, o que indica estabilidade pois o padrão de medição da secretaria estadual de saúde  trabalha com uma margem numérica de 15% para mais e 15% para menos para indicar se a covid-19 está avançando ou recuando no estado. Com esses números ainda há motivo para a população se preocupar pois a pandemia nitidamente mostra uma curva de crescimento, Nesta planilha idealizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Santana Dos Montes os números de casos divulgados pela secretaria municipal de saúde são tratados e filtrados visando gerar um quadro mais preciso do comportamento da pandemia. Esses dados calculados em percentuais dão uma realidade exata da situação da pandemia em nosso município e serve de parâmetro informativo tanto para os cidadãos quanto para o poder público.

Situação

Com 50 casos confirmados está semana contra 46 na semana passada os números subiram 8,70%, mostrando estabilidade porém dentro de um quadro de tendencia de alta. na comparação com 14 dias atrás (vide quadro comparativo) a diferença é de 32,00% de casos confirmados, o que indica que a curva de contaminação vem subindo neste período, porém como regredimos para Onda Roxa a cerca de uma semana, a partir outra semana teremos os números reais já com os reflexos das restrições da mudança de fase. Acompanhando a tendencia de alta os casos notificados medidos no intervalo de 14 dias apresentaram alta de mais de 17%, as internações que não haviam no dia 5 foram computadas 2 neste último boletim. A boa noticia é que após um ano de pandemia não registramos nenhum óbito aqui na cidade, e nossa obrigação é manter essa estatística de mortes zerada. É fato que estamos lidando com uma nova variante do coronavírus, é fato que nosso sistema de saúde já vinha entrando em colapso tipo assim, desde que eu tinha meus vinte anos de idade, mas o preocupante e o perturbador é que eu nunca ouvi falar de falta de insumos para tratar pacientes e nunca nem nunca imaginei ver e ouvir que nossos profissionais de saúde estão tendo problemas de estafa, cansaço, esgotamento físico e mental e estão lutando desesperadamente para não sucumbirem ou terem um surto psicótico. Isso literalmente é um campo de batalha e eu duvido que esses profissionais tiveram treinamento para esse tipo de situação, então cabe a nós salvar não só nossas vidas e as vidas daqueles que convivemos no dia a dia, é hora de começar a pensar em todos os profissionais de saúde do Brasil e do mundo e ajudar a eles cumprindo todos os procedimentos que visam evitar o contágio pela covid-19. Não nos contaminar se tornou tão importante para os profissionais de saúde quanto recuperar quem contraiu covid-19. Façamos nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agosto começa com registros de casos de Covid-19 em Santana Dos Montes.

  Depois de um julho calmo onde os casos de covid-19 na cidade haviam se estabilizado a partir da primeira semana daquele mês o boletim info...