quarta-feira, 31 de março de 2021

O Recado Dos Números Da Covid-19 em Santana Dos Montes

 

Na última sexta feira a secretaria municipal de saúde de Santana Dos Montes emitiu o último boletim de dados da pandemia do coronavírus na cidade, neste editorial quero fazer uma abordagem dos números e aqui no blog mostrar as taxas e curvas de crescimento dos principais dados fornecidos pela secretaria de saúde. A Grande verdade é que muitas vezes olhamos para esses números com certa tranquilidade, o que por si só é uma atitude perigosa visto que números absolutos podem esconder uma realidade inquietante no que tange o progresso da pandemia em nosso município. A realidade nos recomenda fortemente a não ter tranquilidade em momento nenhum, visto que estamos enfrentando um vírus atípico, que muta mais do que outros vírus conhecidos e tem a incômoda capacidade de emitir sinais de contaminação que se confundem com gripes e resfriados que todos sabem não ser um sinal de alerta em um primeiro momento. Em tempos anormais pois eu odeio esse termo novo normal, que parece mais ser uma linguagem subliminar que nos conduz ao entreguismo e a conformidade com a derrota ante a essa pandemia uma coisa é importante; saber ler o que os números nos falam nesses tempos. É muito mais importante ir a fundo pois através de uma leitura mais profunda da pra se desenrolar uma linguagem preditiva, um recado que está sendo entregue a nós a nível subconsciente.

Tabela comentada

Fechamos a semana passada com um aumento de Notificações na casa dos 13%, o que comparativamente mente indica estabilidade e essa estabilidade indica um comportamento despreocupado dos santanenses dado o atual quadro. No quesito Casos Confirmados a preocupação aumenta porque o aumento foi de 32% num curto período de tempo, neste caso os números de casos confirmados corrobora a incômoda estabilidade de notificações. Outro dado preocupante mas aí talvez  seja pelo fato de o tempo da investigação demorar mais tempo é o baixo número de Casos Descartados no período, o números desse medidor giram em torno dos 5%. como eu disse talvez haja uma demora maior na investigação desses casos. Casos Recuperados, por outro lado o número de recuperações no período medido é alto o que permite que tenhamos algum fôlego no combate a pandemia, no comparativo deste último boletim a porcentagem de casos recuperados é de 92%, e no período de 14 dias chega a 100%, aproveitando o gancho quero explicar a metodologia que eu uso aqui, o dados do número de recuperados é calculado pelo número de casos confirmados do boletim anterior e subtraído dos casos recuperados do boletim atual.  Outro indicador que ficou mais de um ano sem dados era o indicador de Internados, e esse é o mais preocupante de todos os indicadores na atualidade dado ao quadro caótico em que o Brasil se encontra. A impressão que temos observados os noticiários é que o sistema de saúde público e privado em nosso país ruiu como um castelo de cartas. A imprensa infelizmente hoje se parece mais com uma grande agência de marketing, a noticia se tornou uma excelente ferramenta de vender anúncios e para se vender os melhores e mais caros anúncios, necessariamente não há a obrigação  de se manter a isenção e a imparcialidade da informação, características fundamentais que diferenciam o verdadeiro jornalismo das fofocas, ilações e fake news, porém os meios de comunicação vivem o auge do vale tudo; inclusive omitir fatos e ouvir só opiniões favoráveis a dos anunciantes pra vender melhor e mais rápido, tristemente essa pandemia não tem sido polarizada apenas pelo meio político que a tudo olha pensando nos benefícios próprios, mas indústrias farmacêuticas, meios de comunicações, associações ligadas ao meio médico e um exército de pessoas e instituições que podem neste momento estar querendo tirar o maior proveito possível da pandemia selecionando a informação que acham mais conveniente. Para ilustrar o quadro que vivemos hoje de desinformação institucionalizada deixo aqui uma charge que fala tudo o que eu disse aqui e muito mais.

a verdadeira guerra


segunda-feira, 22 de março de 2021

Os números da covid-19 em Santana Dos Montes

No boletim da covid-19 da secretaria de saúde de Santana Dos Montes emitido na sexta-feira dia 19 de março os números ainda continuam em alta, e esta semana a alta foi da ordem de quase 9%, o que indica estabilidade pois o padrão de medição da secretaria estadual de saúde  trabalha com uma margem numérica de 15% para mais e 15% para menos para indicar se a covid-19 está avançando ou recuando no estado. Com esses números ainda há motivo para a população se preocupar pois a pandemia nitidamente mostra uma curva de crescimento, Nesta planilha idealizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Santana Dos Montes os números de casos divulgados pela secretaria municipal de saúde são tratados e filtrados visando gerar um quadro mais preciso do comportamento da pandemia. Esses dados calculados em percentuais dão uma realidade exata da situação da pandemia em nosso município e serve de parâmetro informativo tanto para os cidadãos quanto para o poder público.

Situação

Com 50 casos confirmados está semana contra 46 na semana passada os números subiram 8,70%, mostrando estabilidade porém dentro de um quadro de tendencia de alta. na comparação com 14 dias atrás (vide quadro comparativo) a diferença é de 32,00% de casos confirmados, o que indica que a curva de contaminação vem subindo neste período, porém como regredimos para Onda Roxa a cerca de uma semana, a partir outra semana teremos os números reais já com os reflexos das restrições da mudança de fase. Acompanhando a tendencia de alta os casos notificados medidos no intervalo de 14 dias apresentaram alta de mais de 17%, as internações que não haviam no dia 5 foram computadas 2 neste último boletim. A boa noticia é que após um ano de pandemia não registramos nenhum óbito aqui na cidade, e nossa obrigação é manter essa estatística de mortes zerada. É fato que estamos lidando com uma nova variante do coronavírus, é fato que nosso sistema de saúde já vinha entrando em colapso tipo assim, desde que eu tinha meus vinte anos de idade, mas o preocupante e o perturbador é que eu nunca ouvi falar de falta de insumos para tratar pacientes e nunca nem nunca imaginei ver e ouvir que nossos profissionais de saúde estão tendo problemas de estafa, cansaço, esgotamento físico e mental e estão lutando desesperadamente para não sucumbirem ou terem um surto psicótico. Isso literalmente é um campo de batalha e eu duvido que esses profissionais tiveram treinamento para esse tipo de situação, então cabe a nós salvar não só nossas vidas e as vidas daqueles que convivemos no dia a dia, é hora de começar a pensar em todos os profissionais de saúde do Brasil e do mundo e ajudar a eles cumprindo todos os procedimentos que visam evitar o contágio pela covid-19. Não nos contaminar se tornou tão importante para os profissionais de saúde quanto recuperar quem contraiu covid-19. Façamos nossa parte.

sexta-feira, 19 de março de 2021

"Se não fosse o tratamento precoce, o colapso já teria acontecido"

 


Essa frase título da nossa matéria de hoje foi pronunciada não por um anonimo qualquer e nem por um negacionista da pandemia  desses tantos que você vê Brasil afora hoje em dia.

Com essa frase o governador Romeu Zema engrossa o coro de outros políticos daqui e de muitas partes do Brasil assumindo publicamente que o tratamento adotado precocemente além de salvar vidas reduziu o tempo de internação de todos os pacientes que precisaram ser hospitalizados por causa da Covid-19. Antes que os furiosos de plantão torçam o nariz vale lembrar perfeitamente que Romeu Zema governador mineiro não é negacionista, não minimiza a gravidade da pandemia e muito menos é contra as medidas de distanciamento social e fez todo o estado regredir a mais severa fase de combate a pandemia; a Onda Roxa. Em matéria publicado no site do uai.com.br o governador Romeu Zema sai em defesa de medicamentos como Hidroxocoloroquina, ivermectina e azitromicina que segundo ele acelerou a alta de pacientes ano passado. Por não haver ainda comprovação cientifica o protocolo de tratamento precoce não foi adotado pela secretaria de saúde, mas uma coisa é um protocolo formal e outra seu uso na prática, e pelo visto o que aconteceu foi isso, a adoção de um protocolo não oficial e que segundo o próprio governador funcionou. Eu particularmente tenho minhas ressalvas no que diz respeito aos medicamentos da família da cloroquina, pois podem esses medicamentos trazer efeitos colaterais indesejados, tenho acompanhado em sites alternativos tudo que diz respeito a ivermectina vitamina D e Zinco. Tenho investigado todos os especialistas que se dizem médicos e até agora não vi nada que pudesse desabonar a conduta daqueles que defendem tratamentos alternativos contra a covid-19, para mim estranho mesmo tem sido aqueles que se dizem defensores da "ciência";  A ciência defendida por essa turma se parece com a inquisição do século XXI onde só existe um caminho e uma verdade, pelo pouco que eu aprendi de ciências na escola a ciência nunca trilha um caminho único, ela trilha vários caminhos até chegar no seu destino. Ahhh eu também sou a favor das vacinas assim como nosso governador e qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, seria uma ingenuidade sem fim achar que o tratamento precoce adotado ainda que na "clandestinidade" possa substituir as vacinas, não não pode uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. A OMS errou desde o principio da pandemia, errou ao demorar informar ao mundo o que acontecia na China e cometeu o erro que custou milhões de vidas ao recomendar que as pessoas procurassem assistência médica somente quando estivessem muito ruins, esse foi um dos erros fatais da organização. Não sei quem ou quais grupos tiveram a brilhante ideia de iniciar o tratamento precoce que é demonizado pelos seguidores da "verdadeira ciência" capitaneada pela OMS que até agora mostrou que um ano depois não sabe ainda o que fazer, o fato é que de fato podemos comparar o atual quadro ao da inquisição da idade média, onde o catolicismo era o senhor absoluto da verdade e não podia ser contestado sendo a ciência da época  marginalizada e quem a praticasse estaria praticando-a sob pena de ir para fogueira. No cenário da covid-19 estamos vendo algo bem parecido onde a ciência oficial que age como o catolicismo medieval e se levanta rapidamente contra o que considera desagradável ou fora dos padrões que ela considera científicos. Não que as medidas hoje adotadas sejam ruins, pelo contrário, mas o que causa uma forte suspeita na OMS e naqueles que defendem essa ciência inquisitiva é a total falta de boa vontade para ouvir seus pares que estão aí batalhando numa solução que salve vidas até a chegada das vacinas que aliás foram lançadas a toque de caixa quebrando todos os parâmetros daquilo que é aceitável em termos de ciência, resultados positivos tem sido alcançados sim! quem nega os resultados das vacinas o faz de má fé e má vontade, mas a pergunta que ninguém quer pensar é: Qual preço será pago no futuro por uma solução tão radical e extrema.

Nesta mesma entrevista o infectologista Geraldo Cury disse ser falso que o tratamento precoce tenha algum efeito, ele alega que estudos comprovam isso porém ele não aponta nenhum estudo feito por nenhuma organização de pequisa e cita apenas opinião de algumas agencias que ele considera sérias. Como alguém da área sua afirmativa é vaga, já que ele usa a mesma linguagem dos leigos apontando para estudos sequer mencionados.

No campo dos que viveram o problema na pele a entrevistadora Leda Nagle que entrevistou Romeu Zema saiu em defesa do uso da ivermectina pois ela contraiu covid ano passado e ficou internada em estado grave por nove dias, Ela atribui sua melhora ao uso da ivermectina. 

Naturalmente não estou aqui querendo fazer apologia a esse ou aquele tratamento, pois não cabe a mim que não milito na área médica sugerir nada. Minha intenção é mostrar aqui que mesmo não sendo aprovados ou oficiais existem tratamentos alternativos sendo usados hoje na linha de frente contra a covid-19 e por mais que muitos teimem em ignorá-los eles estão aí e estão chamando a atenção da opinião pública. A Africa é um exemplo, todos apostavam numa pandemia de proporções apocalípticas por lá e a noticia que se tem é que na Africa Do Sul a vacina da Astrazeneca não estava apresentando resultados satisfatórios contra uma variante do coronavírus que apareceu lá. Aqui mesmo no Brasil várias cidades tem adotado um protocolo de tratamento precoce com os remédios sem comprovação, mas o fato é que eles tem comprovado grau de eficácia, maior do que o esperado. Para mim o mais importante na luta contra a covid-19 é evitar traçar um caminho de autoritarismo científico, no momento em que vivemos todas as hipóteses devem ser levadas em consideração, estudadas e pesquisadas. Não é o momento exato para absolutismos seja do lado que for.

terça-feira, 16 de março de 2021

Irlanda suspende vacinação preventivamente.

 

foto promocional
Dublin - Irlanda 

E pelo visto  o capítulo das vacinas está muito longe de acabar, semana passada depois da Dinamarca e outros  países do bloco europeu suspenderem o uso da vacina da Oxford Astrazeneca após a mesma ter sido associada com coágulos sanguíneos severos, ontem domingo foi a vez da Irlanda suspender preventivamente o uso do imunizante.  A suspensão ocorreu depois que  na Noruega quatro pacientes adultos apresentaram coágulos sanguíneos após serem imunizados pela vacina da Astrazeneca. Evitando  associar os fatos a Astrazeneca afirma que suas vacinas não geram nenhum tipo de coágulo, e na outra ponta a OMS insiste na reza de que não há motivos para não se usar o imunizante uma vez que segundo a OMS, não está relacionado o uso da vacina aos coágulos sanguíneos.

Índia

Depois que vários países do bloco da união europeia suspenderam o uso da vacina da Astrazeneca, a Índia que não registrou nenhum caso ainda resolveu revisar os casos de possíveis efeitos colaterais de olho  nos casos na Europa. Na Índia que também fabrica o imunizante da Astrazeneca Oxford já foram vacinadas 28 milhões de pessoas e não há registrados de efeitos colaterais relacionados a coágulos sanguíneos. "Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe." Disse Arora um alto membro do governo indiano do grupo de trabalho de combate à covid-19.

Aqui no Brasil

Enquanto isso aqui no Brasil onde as emissoras de TV só falam bem da vacina fazendo até produção cinematográfica com a chegada de minguadas doses aos municípios, surgiu nas redes sociais e grupos de mensagens instantâneas um print que parece um comentário que atribui a Fiocruz o registro da primeira vacina brasileira contra o coronavírus. Naturalmente que se trata de um comentário fora do contexto e quase que sem base dada a confusão de fatos do comentário que serve mais para confundir os distraídos e criar debates acalorados inúteis entre aqueles que não militam na área de saúde infectologia ou afins; os famosos leigos que de uma hora para outra viraram doutores naquilo que desconhecem. Parece que a intenção do post que circula internet afora é esconder o fato de que a Fiocruz irá fabricar a vacina Oxford Astrazeneca aqui no Brasil, mas a verdade é que a Fiocruz não registrou nenhuma vacina contra o coronavírus pois a fundação não está fabricando vacina própria, mas como foi dito, num acordo de parceria com a universidade de Oxford e com a Astrazeneca para que este imunizante seja totalmente fabricado aqui dado a capacidade de produção que pode chegar à ordem de 40 milhões de doses por mês.

Fontes da matéria de suspensão da vacina na Irlanda: uai.com.br e uol.com.br
Aqui no Brasil: Matéria comentários e opiniões são de minha autoria

"Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe",... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/13/india-revisa-efeitos-colaterais-da-vacina-anticovid-da-astrazeneca-apos-temores-na-europa.htm?cmpid=copiaecola
"Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe"... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/13/india-revisa-efeitos-colaterais-da-vacina-anticovid-da-astrazeneca-apos-temores-na-europa.htm?cmpid=copiaecola
"Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe"... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/13/india-revisa-efeitos-colaterais-da-vacina-anticovid-da-astrazeneca-apos-temores-na-europa.htm?cmpid=copiaecola
"Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe"... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/13/india-revisa-efeitos-colaterais-da-vacina-anticovid-da-astrazeneca-apos-temores-na-europa.htm?cmpid=copiaecola
"Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe"... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/13/india-revisa-efeitos-colaterais-da-vacina-anticovid-da-astrazeneca-apos-temores-na-europa.htm?cmpid=copiaecola
"Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe"... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/13/india-revisa-efeitos-colaterais-da-vacina-anticovid-da-astrazeneca-apos-temores-na-europa.htm?cmpid=copiaecola
"Estamos analisando todos os eventos adversos, particularmente os graves como mortes e hospitalizações. Voltaremos se encontrarmos algo que nos preocupe"... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/03/13/india-revisa-efeitos-colaterais-da-vacina-anticovid-da-astrazeneca-apos-temores-na-europa.htm?cmpid=copiaecola

sábado, 13 de março de 2021

Casos de Covid-19 explodem em Santana Dos Montes

 
 
A preocupação dos cidadãos que estão empenhados em cumprir os protocolos de combate a Covid-19 e  todos profissionais ligados a área da saúde aqui em Santana Dos Montes veem de forma preocupante  seus receios se materializando dado os números do último boletim divulgado agora a pouco. No comparativo do boletim da semana passada havia  um aumento de 36% de casos de covid em nossa cidade o que indicava explícito crescimento da curva de contaminação no município. Não bastasse esse crescimento  tão acentuado, no mesmo dia a secretaria de saúde de Conselheiro Lafaiete divulgou colapso no sistema hospitalar por falta de leitos de UTI para Covid-19, da semana passada para cá Conselheiro Lafaiete não conseguiu abrir mais leitos de UTI e na nossa macro região que é a centro sul as noticias não são alentadoras, pois as cidades que possuem leitos de UTI estão uma uma anunciando o esgotamento dos seus leitos exclusivos para pacientes de Covid-19. Conselheiro Lafaiete e região devem ser inseridos na Onda Roxa a qualquer momento, a mais restritiva na fase de combate a pandemia.
 
Análise dos números
Já tenho noticiado a pandemia do Coronavírus aqui na cidade muito antes de termos registrado o primeiro caso que foi no dia dois de agosto de 2020.  Ano passado como não havia variantes do coronavírus circulando pelo país a equipe médica chefiada pela Dra Kalilla estava obtendo um grande sucesso em barrar a pandemia na cidade mesmo com poucos recursos, porém agora a realidade é outra, o grande espalhador de novas variantes do coronavírus no Brasil desta vez foi o próprio governo federal que através do Ministério da Saúde transportou pacientes de Manaus com a nova variante do Coronavírus para todo o país sem tomar os devidos cuidados e o resultado está aí. Essa crítica não é minha, é de especialistas da área médica e infectológica que criticaram fortemente o Ministério da Saúde por não adotar protocolos de contenção da variante amazonense do coronavírus. Nesta edição eu não trouxe os números do último boletim de fevereiro onde o número de contaminados girava na casa dos 25. Deste boletim que não está no relatório que eu fiz para o que aparece ouve um aumento de casos da ordem de 36%, já neste boletim divulgado a diferença de casos gerou um aumento de 35,29%; logo então se somarmos essas porcentagens pegando como base o dia 26 de fevereiro já temos uma explosão de mais de 70% de casos num curto período. Isso é alarmante e os números não podem ser ignorados uma vez que eles mostram uma realidade bem mais sombria do que a que podemos enxergar analisando simples quantitativos. Se essa curva se manter subindo no patamar em que ela está, combinado ao colapso que enfrentamos pela falta de leitos de UTI e infra estrutura eu me reservo ao direito de não descrever o quadro de terror e sofrimento que podemos enfrentar, e para piorar ao terminar esse editorial recebi a noticia do surgimento de outra variante do coronavírus, que surgiu no Rio De Janeiro. Você que me lê entenda uma coisa: Nossos governos (estadual e federal) não estão fazendo tudo que podem para combater a pandemia, existe muito jogo de cena e muita sacanagem no lugar de ações concretas para conter a pandemia no território brasileiro. Não seja bobo, não seja ingênuo, use máscara, distancie-se, higienize as mãos e acima de tudo, alimente-se bem, durma bem tome sol e fortaleça seu sistema imunológico, as vacinas estão chegando a conta gotas mas também estão sendo relatados problemas de vacinação mundo afora e na medida que surgem novas variantes do coronavírus é preciso ver se as mesmas serão eficazes. Não brinque de roleta russa.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Dinamarca suspende vacinação preventivamente


Mesmo sendo a única arma até agora que mostrou grau de eficiência satisfatório na luta contra a Covid-19 as vacinas tem sido manchete nas páginas da mídia tradicional e elas vem sendo apresentadas como a luz no fim do túnel, a solução final para a pandemia, mas a grande verdade é que por sua nova tecnologia nunca antes testada em humanos e pela urgência em que elas foram disponibilizadas existem sim muitas considerações a serem feitas sobre elas. Nos Estados Unidos elas produziram muitas reações indesejáveis em quem as tomou e houve muita divulgação na mídia americana à época. No começo do ano na Noruega 29 idosos morreram depois que tomaram a vacina da pfaizer Biontech e as autoridades de lá investigam os casos. Autoridades norueguesas informaram que a falta de dados e estudos sobre os efeitos da vacinação em pessoas com mais de 85 anos e doenças instáveis ou agudas era um fator a ser levado em conta. E agora novamente no centro dessa polêmica aparece a Dinamarca que suspendeu preventivamente o uso das vacinas anti-covid da Oxford e da Astrazeneca depois que alguns pacientes de lá apresentaram problemas de coagulação sanguínea

Casos Comunicados

A decisão foi tomada pela agência de saúde dinamarquesa depois que houve relatos de casos severos de pessoas imunizadas pela vacina da Astrazeneca. A suspensão tem caráter preventivo e vai durar 14 dias. Segundo a autoridade de saúde da Dinamarca em um primeiro momento ainda não da para ter certeza da relação dos coágulos sanguíneos e a vacina. Em decisão semelhante no início da semana o governo da Áustria suspendeu um lote especifico da Astrazeneca depois que uma enfermeira de 49 anos tomou a vacina e morreu por graves  problemas de coagulação sanguínea. Estônia Letônia Lituânia e Luxemburgo resolveram seguir a decisão da Dinamarca e suspender temporariamente a aplicação do imunizante em suas populações. A decisão desses países diferentemente da Áustria vale para todos os lotes de vacinas da Astrazeneca. A união Europeia recomendou que se continue usando as vacinas dado o seu grau de eficiência, mesmo com casos de reação as vacinas sendo relatados em alguns países do bloco.

Enquanto isso no Brasil

Governos de 24 estados planejam um lockdown em conjunto numa tentativa quase que desesperada de conter a pandemia que está pondo em colapso todo o sistema público  de saúde do País. A inépcia e total letargia do governo federal que é contra o lockdown ou outra medida mais enérgica no combate a pandemia forçou os governadores a tomarem essa medida drástica. Três estados ainda não aderiram ao plano porque ainda estão analisando as medidas propostas pelos governadores que compõem o Fórum Nacional do Governadores segundo informações de Wellington  Dias, representante do fórum e governador do Piauí.

Aqui em nossa região

Aguarda-se a qualquer momento que a cidade de Conselheiro Lafaiete decrete regressão de fase para Onda Roxa. Depois da explosão de casos na cidade e o colapso dos leitos de UTI ocupados em 100% contra os 47% de leitos de enfermaria e os números ainda continuarem crescendo, a única alternativa é regredir de fase para tentar conter a curva de crescimento da pandemia. Santana Dos Montes também tem vivenciado um incômodo crescimento dos casos de Covid-19 no município, os dados emitidos pela secretaria de saúde na semana passada mostram um aumento de 36% nos casos de uma semana para outra e hoje deve sair mais um boletim atualizando os números da pandemia aqui na cidade, a depender desses números provavelmente a cidade terá que regredir para Onda Roxa, uma vez que os pacientes com covid-19 daqui são atendidos em Conselheiro Lafaiete que por sua vez não dispõe no momento de leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Ouça ao vivo






quarta-feira, 10 de março de 2021

Informativo da saúde

 A secretaria de saúde de Santana Dos Montes lançou ontem o seu vacinômetro, um serviço que tem por objetivo informar a população  quantas doses da vacina estão sendo aplicadas na população, quais as faixas etárias estão recebendo essas vacinas quantas doses foram ministradas e quantas ainda faltam. Sem dúvida é um importante passo dado pela secretaria da saúde do município em busca não apenas da transparência, mas também de manter informada a população de como anda o combate ao coronavírus em nossa cidade, uma vez que se tem vivenciado na cidade um aumento indesejável nos casos de Covid-19 e exatamente num momento onde os sistemas de saúde entram em colapso por falta de leitos de UTI para receber pacientes cujo o estado inspire mais cuidados. Num momento em que as vacinas chegam a conta gotas outras variantes do coronavírus já podem estar circulando em nosso meio e vivemos o pesadelo do colapso do sistema de saúde de nossa região o mais prudente é não brincar com a gravidade da pandemia pois a negligência e o descuido podem nos custar muito caro. Enquanto cuidamos de nós e dos outros adotando todos os protocolos de distanciamento social e de higienização das mãos entre outros, vamos aproveitar e torcer para o nosso vacinômetro zerar e ninguém ficar sem vacina.

Condições meteorológicas período de 09:30 até 10:30
 

 
 




terça-feira, 9 de março de 2021

Diário de Noticias

Pandemia do Coronavírus

 

E nosso Brasil continua em estado de pânico com o aumento do número de casos da covid-19 em nosso território. Os números parecem uma nave espacial lançada de cabo canaveral dado a sua velocidade astronômica e vertical, aliado a isso tem-se a letargia e falta de empatia do governo Bolsonaro que não irá fazer lockdown por achar desnecessário e anti econômico independente do colapso em que o sistema de saúde do Brasil se encontra, na verdade o que assistimos é um filme de terror isso porque quando surgiu a cepa do Amazonas ao invés de trancarem o estado fizeram o contrário, levaram doentes com a nova cepa do corona vírus para todo país através dos pacientes que não tinham mais como ser atendidos pelos hospitais de lá, alias a imprensa que fatura bilhões e tem como clientes grandes laboratórios farmacêuticos já contou ao seu grande público que no Amazonas todo só existem dois hospitais que dispõem de leitos de UTI. Dado esse quadro dantesco os governadores de 24 estados do Brasil resolveram se unir e decretar um lockdown em conjunto a partir de 14 de março, para tentar brecar a curva de crescimento da covid-19 e ao mesmo tempo ver se conseguem resolver ou trazer a níveis a situação de colapso que se encontram as UTI's de seus estados. Nos filmes o capitão é sempre o último a abandonar o barco mas no filme da tragédia brasileira nosso capitão abandonou o navio junto com os ratos.

Auxílio Emergencial

 

E o novo auxílio já está pronto para ser liberado depois de ter passado em nas comissões da câmara e do senado, nessa toada ele virá para menos pessoas pois não haverá um novo cadastro, deixando de fora quem ficou desempregado e perdeu sua renda durante a pandemia. A outra novidade será o pagamento variável e não fixo como foi ano passado.  Os valores vão variar de R$150,00 a R$375,00.  Mudando de acordo com a composição familiar o benefício será pago a apenas um membro da família, com essa medida o governo espera atingir 45 milhões de beneficiados. Com previsão de votação para amanhã 10 de março presidente da câmara espera liberar o benefício o mais rápido possível. A previsão é de que os beneficiários do Bolsa Família recebam o benefício já no dia 18 e  os demais até o final do mês.

 

O brasileiro não aceita mais

  Anteontem e ontem a internet brasileira foi sacudida por um vídeo que tinha tudo para ser uma superprodução hollywoodiana, mas não foi e ...